Cursos

MÓDULO 5: Cuidar de Pessoas com Demência

Objetivos

  • O que é a Demência?
  • Distinguir um doente com Demência.
  • Sintomas de Demência.
  • Formas de demência mais comuns.
  • Como lidar com Pessoas com Demência.

 

Conceitos

Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa.

A Demência caracteriza-se por perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais.

60 a 70% de todos os casos de demência são doença de Alzheimer (OMS, 2015), no entanto há vários tipos de demência.

 

Desenvolvimento

Distinguir uma Pessoa com Demência

  • Existem várias situações que produzem sintomas semelhantes à demência (carências vitamínicas e hormonais, depressão, sobredosagem ou incompatibilidades medicamentosas, infeções e tumores cerebrais), no entanto, quando as situações são tratadas, os sintomas desaparecem.

  • Só o diagnóstico médico pode concluir uma situação de demência. Este deve ser realizado numa fase inicial, quando os primeiros sintomas aparecem, de modo a garantir que a pessoa seja tratada corretamente.

  • A demência pode surgir em qualquer pessoa, mas é mais frequente a partir dos 65 anos. No entanto, nem todas as pessoas idosas desenvolvem Demência, porque esta não faz parte do processo natural de envelhecimento.

Sinais iniciais de Demência

Os sinais iniciais de demência são muito subtis e vagos e podem não ser imediatamente óbvios.

  • Perda de memória frequente e progressiva
  • Confusão
  • Alterações da personalidade
  • Apatia e isolamento
  • Perda de capacidades para a execução das tarefas diárias

Formas de Demência mais comuns

Doença de Alzheimer
É uma doença progressiva, degenerativa e que afeta o cérebro. À medida que as células cerebrais vão sofrendo uma redução, de tamanho e número, formam-se tranças neurofibrilhares no seu interior e placas senis no espaço exterior existente entre elas. Esta situação impossibilita a comunicação dentro do cérebro e danifica as conexões existentes entre as células cerebrais que acabam por morrer.
Este processo traduz-se numa incapacidade de recordar ou assimilar a informação. Deste modo, conforme a Doença de Alzheimer vai afetando as várias áreas cerebrais, vão-se perdendo funções ou capacidades.

Demência Vascular
É um termo utilizado para descrever o tipo de Demência associado aos problemas da circulação do sangue para o cérebro e constitui o segundo tipo mais comum de Demência. Existem vários tipos de Demência Vascular.
A Demência vascular pode parecer semelhante à Doença de Alzheimer e em algumas pessoas ocorre um quadro combinado destes dois tipos de Demência.

Doença de Parkinson
A Doença de Parkinson é uma perturbação progressiva do sistema nervoso central, caracterizada por tremores, rigidez nos membros e articulações, problemas na fala e dificuldade na iniciação dos movimentos.
Só numa fase mais avançada da doença, algumas pessoas podem desenvolver Demência.

Demência de Corpos de Lewy
A Demência de Corpos de Lewy é causada pela degeneração e morte das células cerebrais. O nome deriva da presença de estruturas esféricas anormais, denominadas por corpos de Lewy, que se desenvolvem dentro das células cerebrais e que se pensa poderem contribuir para a morte destas.
As pessoas com Demência de Corpos de Lewy podem ter alucinações visuais, rigidez ou tremores (parkinsonismo) e a sua condição tende a oscilar rapidamente, de hora a hora ou de dia para dia. Pode ser difícil fazer a distinção entre a Demência de Corpos de Lewy e a Doença de Parkinson, verificando-se que algumas pessoas com a última desenvolvem uma forma de Demência semelhante à primeira.

Demência Frontotemporal
Demência frontotemporal (DFT) é o nome dado a um grupo de Demências em que existe a degeneração de um ou de ambos os lobos cerebrais frontal ou temporais.
Neste grupo de Demências estão incluídas a Demência fronto-temporal, Afasia Progressiva não-fluente, Demência semântica e Doença de Pick.
Cerca de 50% das pessoas com DFT tem história familiar da doença. As pessoas que herdam este tipo de Demência apresentam frequentemente uma mutação no gene da proteína tau, no cromossoma 17, o que leva à produção de uma proteína tau anormal.

 

Dificuldades na prestação de cuidados às Pessoas com Demência

As pessoas com demência tornam-se gradualmente dependentes na satisfação das suas necessidades fundamentais, nomeadamente a nível da alimentação, hidratação, eliminação, atividade física, comportamento de sono e repouso, higiene, segurança, comunicação, interacção social e aprendizagens cognitivas.

Para cuidar de uma pessoa com Demência é necessária sensibilidade e capacidades para ir de encontro às suas necessidades.

É importante dotar os cuidadores de conhecimentos e competências técnicas, humanas e relacionais, para complementar as dependências da pessoa com demência.

 

Lidar com as principais alterações na vida das Pessoas com Demência

Imagem1  Imagem2

Imagem3  Imagem4

Cursos Populares

Contacto

IPAV

Email: secretariado@ipav.pt

Telefone: +351 21 885 47 30

Websitewww.ipav.pt

Links

IPAV logo

O IPAV - INSTITUTO PADRE ANTÓNIO VIEIRA é uma associação cívica sem fins lucrativos, reconhecida como IPSS e ONGD, que tem por missão a promoção da dignidade humana, estando, em Portugal e no mundo, entre os líderes em inovação social, para a promoção da dignidade humana, através da especialização na dinamização da cultura colaborativa e na promoção da “unidade na diversidade”.